Segundo módulo do projeto da UFMG Filosofia na Praça discute ciência, crítica e esclarecimento

Estão abertas até amanhã, 4 de agosto, as inscrições para o módulo 2 do projeto Filosofia na Praça, que debaterá o tema Ciência, crítica e esclarecimento. As aulas serão ministradas nos dias 5, 12, 19 e 26 de agosto pelo professor Eduardo Soares, do Departamento de Filosofia da UFMG.

De acordo com a ementa, o módulo apresentará as relações entre ciência e medo inspiradas na posição original do problema por Kant – para quem a crítica aparece como modo do esclarecimento – e as reposições contemporâneas do problema, igualmente focadas na tarefa da crítica.

Reformulada para o formado on-line em razão da pandemia de covid-19, a edição 2020 do Filosofia na Praça tem como tema geral Quem tem medo das ciências? À luz de diferentes perspectivas teóricas e de situações contemporâneas no Brasil e no mundo, especialistas discutem, ao longo de quatro módulos, as relações entre filosofia, arte e ciências humanas e exatas.

Os fios condutores dos encontros são os conceitos de verdade, conhecimento, argumentação e justificação analisados segundo autores clássicos como Aristóteles, Galileu, Dante, Brecht, Kant, Popper, Quine, entre outros. Embora conectados, os módulos podem ser cursados separadamente.

Aulas e inscrições

As inscrições por módulo ou para o curso completo podem ser feitas pelo site da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). Certificados de participação serão emitidos pelo Centro de Extensão da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas ao fim da formação.

As aulas ocorrerão às quartas-feiras, das 19h30 às 21h10, pela plataforma Webex. O link das salas de aula será enviado para o e-mail cadastrado na matrícula.

Mais informações podem ser obtidas pelo pelo e-mail para filosofianapraca@gmail.com ou pelo site do projeto.

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

Serviço