UFMG Talks em casa discute os desafios da inclusão digital no Brasil

No dia 6 de agosto os professores Virgílio Almeida, da Computação, e Regina Helena Alves, da História e Comunicação Social, abordarão dificuldade

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o uso da internet no Brasil cresceu de 40% a 50% com o isolamento social. Para uma parcela da população ficar em casa significa trabalhar remotamente, participar de videoconferências, assistir a lives, auxiliar os filhos durante atividades escolares e, nos momentos livres, mais conexões. Mas a realidade é que um em cada quatro brasileiros não tem acesso à internet. Para conversar sobre a exclusão digital, o UFMG Talks em casa da próxima quinta-feira, 6 de agosto, recebe os professores Virgílio Almeida e Regina Helena Alves, que vão falar sobre os desafios e os caminhos para reverter esse cenário no Brasil.

Professor emérito do Departamento de Ciência da Computação, Virgílio Almeida pesquisa temas voltados à área de governança e políticas para inteligência artificial, bem como o impacto social e econômico dos algoritmos. E Regina Helena Alves é professora do Departamento de História e da pós-graduação em Comunicação Social, coordenadora do Centro de Convergência de Novas Mídias (CCNM) e vice coordenadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial.

O UFMG Talks em casa, que começa às 19h, tem duração de uma hora e será transmitido ao vivo no canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg). Após a apresentação, os convidados responderão a perguntas enviadas pelos internautas.

Convidados desta edição

Virgílio Almeida possui graduação em Engenharia Elétrica (1973) pela UFMG, mestrado em Informática (1980) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutorado em Ciência da Computação (1987) pela Vanderbilt University, nos Estados Unidos. É membro da Academia Brasileira de Ciências, da Academia Nacional de Engenharia e também da Academy of Science for the Developing World (TWAS). Em sua carreira, recebeu vários prêmios, entre eles a Grande Medalha da Inconfidência do Governo de Minas Gerais e o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É professor associado do Berkman Center for Internet and Society, da Universidade de Harvard, onde também foi professor visitante na Escola de Engenharia em 2016 e 2017.

Regina Helena Alves já coordenou vários estudos nas áreas de Urbanismo, Territórios Urbanos, Espaços Digitais, Letramento e Inclusão Digital em Escolas, e Participação Popular. Na UFMG, concluiu a graduação em Ciências Sociais (1980), em História (1982) e o mestrado em Ciência Política (1991). Cursou o doutorado em História (1997) pela Universidade de São Paulo, e o pós-doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia (2009). Também cursou um pós-doutorado em Cidades e Culturas Urbanas na Universidade de Coimbra, em Portugal. Além da vice coordenação do INCT de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial, foi colaboradora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web.

Sobre o UFMG Talks

Da arte à física quântica. Das manifestações culturais à neurociência. Dos estudos sobre criminalidade à inteligência artificial. Esses temas e outros ganham visibilidade no UFMG Talks, espaço aberto e democrático para discutir a ciência e as pesquisas realizadas na UFMG que contribuem para o desenvolvimento da sociedade, não apenas sob o ponto de vista econômico, mas, principalmente, da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida.

Uma vez por semana, toda quinta-feira, às 19h, pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais apresentam suas pesquisas em um diálogo acessível que aproxime o público das principais discussões científicas.

O UFMG Talks é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRPq) em parceria com o Centro de Comunicação (Cedecom) da UFMG e conta com o apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep).

Serviço:

UFMG Talks em casa - Inclusão digital é direito

Data: 6 de agosto

Horário: 19h

Convidados: Virgílio Almeida e Regina Helena Alves

Transmissão online pelo canal da TV UFMG no YouTube (youtube.com/tvufmg)

Assessoria de Imprensa UFMG

Fonte

Assessoria de Imprensa UFMG

(31) 9 9311-2076

Serviço