Seleção

O acesso aos cursos da UFMG de pós-graduação stricto sensu - mestrado, doutorado - e lato sensu - especialização - se faz por meio de processos seletivos divulgados em editais pelos cursos, segundo normas gerais estabelecidas pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão. 

São admitidos os alunos que, tendo finalizado o curso de graduação, forem selecionados mediante entrevista, teste de conhecimento ou outro processo previsto no regulamento do curso. Os candidatos devem ser capazes de compreender textos de literatura técnica ou científica em pelo menos uma língua estrangeira para o mestrado e, em uma ou duas, para o doutorado, conforme definição de cada programa. Para curso de especialização, a exigência de língua estrangeira pode ser dispensada, de acordo com o regulamento de cada curso.

Reserva de vagas

A UFMG adota Política de Ações Afirmativas para inclusão de pessoas negras, indígenas e com deficiência na pós-graduação stricto sensu. Acesse a Resolução neste link.

Intercâmbio

Além da admissão via seleção, poderão ser aceitos pedidos de transferência de alunos de outros cursos e aceitos estudantes de países que mantêm convênios de cooperação com o Brasil

Disciplina isolada

Por essa modalidade, pessoa não pertencente ao corpo discente da UFMG pode fazer matrícula em disciplinas dos currículos dos cursos de graduação e de pós-graduação, para complementação ou atualização de conhecimento. As orientações estão no site da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico.

Saiba mais:

Mais informações devem ser solicitadas nos colegiados dos cursos de pós-graduação. Acesse o contato dos colegiados nos sites dos cursos de doutorado e mestrado e de especialização informados no Portal. Para cursos na modalidade a distância, as informações estão no site do Centro de Apoio à Educação a Distância.